quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

Atividade 3.1 – fórum contextualizando a mudança
ALUNA CURSISTA: MÁRCIA FERNANDES DA SILVA

Minhas aulas, eu sempre faço uma reflexão antes de começar, pois quero que os alunos revejam tudo o que foi estudado nas aulas anteriores. Faço um pequeno diálogo com eles antes de começar, contextualizando as suas práticas na sala regular, trazendo para laboratório de informática, para que a aula fique mais dinâmica, pergunto a eles se já conhecem assunto e depois coloco em prática auxiliando com ajuda do professor da sala regular, tudo o que nós fazemos na sala de informática tem uma contextualização, pois o professor traz suas ideias e dependendo do programa, nós a executamos. Algumas vezes eu planejo as aulas para que os professores fiquem por dentro dos programas e como se devem fazer as atividades que eles trazem. Muitas das vezes eles pedem auxilio e novas atividades e como usar as atividades que eles têm já os alunos querem sempre novidades e até dar ideias de algumas, apesar de que a minoria deles tem um conhecimento privilegiado dessas tecnologias, mas a maioria tem uma grande dificuldade de aprendizagem devido às carências, muitos deles não conhecem as letras, aí é que fica mais difícil de trabalhar com as tecnologias, tais como o computador que requer um grau de conhecimento de letras, mas com paciência eles aprendem e consegue chegar, pelo menos onde queremos que seja o conhecimento das novas tecnologias. Por isso buscamos sempre integrar a comunidade escolar nesse processo de aprendizagem tão significativo para eles, que é uma busca do novo daquilo que eles não tem em casa, trazemos tudo para a escola e com ajuda de todos conseguimos chegar onde queremos que é o aprender do nosso aluno.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO


ATIV. 2.2 – NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
Hipertexto é um tipo de texto eletrônico que agrega uma série de textos conectados entre si. É um texto impresso no qual se tem palavras destacadas (Links) que permitem cortar ou adicionar pedaços de outros textos.

Hoje em dia, os professores recebem alunos com vários tipos de defasagem de aprendizagem. Utilizar o trabalho com hipertexto seria mais uma oportunidade que o professor teria para auxiliar o aluno no avanço da aprendizagem. Pois a cobrança que é feita a respeito do resultado dos alunos recai sempre sobre o professor. O hipertexto proporciona uma interação mais efetiva entre aluno e professor.
Então pude notar que o significado de hipertexto pode-se dizer que é um texto dentro de outro texto, assim ajudando a decifrar os significados e explicando através de LINKS.  O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação. Numa sala de aula, podemos trabalha com hipertexto, os alunos, e assim fazer um sistema de colaboração, e ai eles acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.
 Aluna cursista: Márcia Fernandes da Silva   
Esta atividade esta na plataforma do e-proinfo/FORUM